A Inteligência Aplicada à Produção Acadêmica: Uma análise dos projetos financiados na UFSC em tempos de pandemia

Autores

  • David Jonnes Francez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta DE bEM

Resumo

: A Universidade Federal de Santa Catarina é uma instituição de referência no que se trata de Ensino, Pesquisa e Extensão, e mesmo em plena pandemia do COVID-19, conseguiu desenvolver mais de 200 pesquisas e ações de extensão com financiamento externo, totalizando mais de 74 milhões de reais. O estudo fez o mapeamento de todos esses projetos desenvolvidos entre 13 de março de 2020 a 13 de março de 2021, e durante a análise foi constatado que o Centro Tecnológico e o Centro de Ciências da Saúde, foram os centros de ensino que mais desenvolveram projetos financiados, tanto em relação à quantidade como em relação ao apoio financeiro. Diante disso, decidiu-se fazer a análise de dados a partir da mineração de textos, verificando os títulos, bem como os resumos de cada projeto desses centros. A mineração de textos complexos ainda é um desafio no que se refere a conclusões precisas, mas o que se pode observar na análise das nuvens de palavras, dos títulos e resumos de projetos oriundos do CTC e do CCS, é que ambos os centros desenvolvem a ciência em uma grande diversidade de projetos e linhas de pesquisa. Uma vez que não foi possível encontrar termos ou palavras específicas de determinadas linhas que se destaquem mais que outras.

Referências

ARANHA, Christian N. Uma Abordagem de Pré-Processamento Automático para Mineração de Textos em Português: Sob o Enfoque da Inteligência Computacional. 2007. 144f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10081/10081_4.PDF. Acesso em 17 jul. 2021.

ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

BARION, E. C.N. Mineração de textos. 2008. Disponível em:https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/rcext/article/view/2372/2276. Acesso em: 24 nov. 2018

BAVDEKAR, S.B. (2016). Formulating the right title for a research article. Journal of the Association of Physicians of India, 64, 53-56. Retrieved fromhttp://www.japi.org/february_2016/08_aow_formulating_the_right.pdf

GARCIA, D. C. F.; GATTAZ, C. C.; GATTAZ, N. C. A Relevância do Título, do Resumo e de Palavras-chave para a Escrita de Artigos Científicos. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 3, 22 maio 2019.

LEAL, F. G., STALLIVIERI, L. e MORAES, M. C. B. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem? Revista internacional de educação superior, São Paulo, Vol. 4, n. 1, p. (52-73), jan./abr., 2018.

MORGADO, Eduardo Martins. Inovação, novos conceitos ampliados: oportunidades para as empresas. Revista de Ciências Gerenciais, v. 15, n. 21, 2011.

OCDE. Manual de Oslo. 3ª ed. FINEP/OECD, 2005.

PEREIRA MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2011. 396 p.

PEREIRA, Maurício Gomes. O resumo de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.22,n.4,p.707-708,dez.2013.Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742013000400017&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 maio 2021. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000400017.

SERAPIÃO, Paulo Roberto Barbosa et al. Uso de mineração de texto como ferramenta de avaliação da qualidade informacional em laudos eletrônicos de mamografia. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rb/v43n2/a10v43n2.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2015.

SOUSA, Valmi DComo escrever o resumo de um artigo para publicação. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2006, v. 19, n. 3 [Acessado 14 Junho 2021] , pp. 5-8. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000300001>. Epub 17 Set 2007. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000300001.

WEBOMETRICS . Ranking of Universities in Latin América, 2021. Ranking Web of Universities. Disponível em: <https://www.webometrics.info/en/Americas/Latin_America>. Acesso em: 12 junho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Francez, D. J., & DE bEM, R. (2021). A Inteligência Aplicada à Produção Acadêmica: Uma análise dos projetos financiados na UFSC em tempos de pandemia. Revista PARES - Pesquisas, Abordagens, Reflexões E Esclarecimentos Em Segurança Pública, 1(3), 10. Recuperado de http://paresprf.sites.ufsc.br/index.php/pares/article/view/7

Edição

Seção

Relato de experiência