Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Utilizei o template disponibilizado de acordo com o tipo de manuscrito.
  • Meu manuscrito não está identificado e tirei meu nome das propriedades do arquivo.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos. Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos no Brasil ou no exterior, desde que não tenham sido publicados na íntegra e não ultrapassem um ano de sua divulgação original.

Os trabalhos serão publicados após a apreciação do Comitê Editorial, que analisa sua pertinência de acordo com a Política Editorial da Revista e parecer de, no mínimo, dois avaliadores, cujas áreas de competência estejam relacionadas com o tema do trabalho.

Este periódico opera no processo de revisão duplo cega (double blind review). Neste formato, os avaliadores são anônimos e a identidade do autor é desconhecida tanto para os avaliadores quanto para o editor. Os artigos serão tornados anônimos na fase de submissão e tratados de forma a minimizar qualquer tendência em relação ao(s) autor(es). O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos. 

A Revista receberá para publicação textos redigidos em Português, Espanhol e Inglês sendo de inteira responsabilidade dos autores a obediência à legislação autoral vigente no país. Os textos deverão estar de acordo com a ortografia oficial, em conformidade com as normas para redação científica e obedecer às normas para publicação descritas.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente na autorização de sua publicação na Revista PARES.

As contribuições devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema de submissão da plataforma na formato Doc, Docx, Open Office ou RTF. O artigo não pode conter os nomes dos autores e deve-se também remover identificações de autoria das propriedades do arquivo. 

A Revista PARES trabalha com as seguintes seções: Artigo; Carta ao editor; Relato de experiência; Atualização/Inovação ou Nota técnica; Resenha; Artigo de dados. 

O Quadro apresenta os requisitos com relação a quantidade de páginas e titulações necessárias  para cada tipo de submissão.

Quadro  - Especificações com relação à quantidade de páginas e titulação dos autores

Documento

RECOMENDAÇÃO 

com relação à quantidade de páginas

RECOMENDAÇÃO

com relação ao número de autores e suas titulações 

Artigo

Mínimo oito e máximo vinte páginas.

Até cinco autores, pelo menos um com titulação de doutor.

Ordenados pelo nível de envolvimento no trabalho.

O primeiro autor deve ser responsável pela submissão.

Obs.: O quantitativo de autores será observado de acordo com a área de origem do trabalho.

Carta ao editor

Até três páginas

 

Editorial

Até três páginas

 

Relato de Experiência

Mínimo oito e máximo vinte páginas.

Até cinco autores, pelo menos um com titulação de doutor

Atualização/Inovação tecnológica ou Nota Técnica

Até dez páginas

Até três autores, declaração de competência técnica

Resenha

Até dez páginas

Um autor

Artigo de Dados

Mínimo oito e máximo vinte páginas.

Até cinco autores, pelo menos um com titulação de doutor.

Artigos

Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental) concluída ou em andamento, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados. 

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template 

Artigo de dados

Conjuntos de dados encaminhados ou disponibilizados da seguinte forma: dados brutos, dados primários ou não processados, que estejam sendo descritos através de tabelas, gráficos ou figuras no artigo. Os dados brutos devem ser encaminhados como um arquivo suplementar em formato .zip, para serem hospedados em um repositório de dados. A Revista Pares utiliza o Repositório da UNIPRF. É muito importante destacar que, no Artigo de Dados não devem ser incluídos de forma alguma, interpretações, históricos ou conclusões.

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template

Resenha

Resumo crítico de publicação recente (livro), no máximo, há dois anos no Brasil ou quatro para publicações internacionais, na área de temática de interesse da revista.

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template

Relato de experiência

Apresentação de experiência profissional, cases concretos que contribuam para a atividade profissional da área.

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template 

Atualização/Inovação ou Nota técnica

Instrumento de divulgação de informação técnica vinculada a trabalhos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, avaliação  de determinado assunto, política pública, nas diferentes áreas da segurança pública. Elaborado por profissional especializado.

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template

Editorial

Seção sob responsabilidade do Editor-chefe ou de pesquisadores convidados.

Carta ao Editor

Espaço para que os autores possam se comunicar a respeito de um artigo, um tema de interesse da comunidade científica, resultados preliminares de pesquisa, entre outros.  Em caso de crítica a algum artigo, o direito de contra argumentação será concedido aos autores.

Para submissão, deve ser utilizado o documento do template e os estilos de formatação definidos.

Faça o download do template

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.